Primeira impressão de 2011

Dia 22 de janeiro de 2011 foi a inauguração do uso da tipografia que temos aqui na nova casa. Será a primeira série de muitas que acontecerão. Essa sessão foi uma homenagem aos artistas do Jequitinhonha e em especial ao Sr. Sebastião*, um mestre tipógrafo, cartazista, projecionista, que nos passou a missão de deixar sua “feijãozinho” funcionando para sempre.

Compramos todo maquinário, gavetas e tipos a partir de uma oficina proporcionada pela Secretaria de Estado de Cultura de MG em 2006. Saiba mais através do Suplemento Literário dedicado ao Jequitinhonha e publicado na época >>

____________________________________________________________________

* “Sebastião Bento é tipógrafo em Jequitinhonha desde criança. Aos dez anos, na oficina tipográfica do senhor Adalício Chaves, aprendia a compor usando tipos móveis, a imprimir valendo-se de uma prensa manual. Nas horas de distração, desenhava letras grandes em faixas e cartazes de cinema. E mais: no cinema do senhor Zoroastro, era ele mesmo, Sebastião Bento, quem exibia, quem punha para rodar as películas de 15 e de 35 mm”.

Extraído do Suplemento Literário (páginas 14 a 19).


Categoria: Tipografia, Voltz em 21/01/2011    


 

Deixe seu comentário