Rede Educativa Inhotim

Este projeto se iniciou com a implantação de uma rede digital incorporada à metodologia educativa existente do Instituto Inhotim. A Voltz design junto a equipe do educativo do Inhotim desenvolveu uma rede junto aos usuários e aos projetos existentes no período entre abril de 2013 até sua expansão em forma de um aplicativo para dispositivos móveis lançado em março de 2015. Ao longo do ano de 2014 foram implementadas ações relacionadas à manutenção, formação interna e incorporação de novas metodologias e ferramentas. Todas essas ações foram produzidas no âmbito do programa Educativo do Inhotim, partindo de um projeto piloto do Instituto – Jovens Agentes Ambientais. Nos artigos publicados sobre essa proposta, pode-se ver como  design da informação permite que os fluxos da rede criem uma memória de seus próprios processos e como a rede pode se manter viva, em conexão com outros projetos, e quais podem ser os próximos passos para a sustentabilidade de sua existência.

Abaixo um infográfico que revela todas as ações implementadas e a continuidade da Rede Educativa Inhotim.

Para entender toda metodologia de desenvolvimento, leia o artigo escrito por Cláudio Santos Rodrigues (Voltz), Maria Eugênia Salcedo Repolês (Inhotim) e Sérgio Antônio Silva (UEMG). Este artigo foi apresentado e publicado nos seguintes congressos:

VIII Congresso Internacional de Diseno de La Habana (Cuba) >>
II Colóquio Internacional de Design – Belo Horizonte >>
VII Congresso Internacional de Design da Informação >>

Além de uma busca por aprimorar as ferramentas já existentes na Rede, foi iniciado um processo de elaboração de uma interface que avançasse em relação ao ambiente tradicional, no que diz respeito aos recursos de visualização e análise das publicações. Foi, portanto, desenvolvida a Interface Modular Relacional, como uma maneira alternativa de organizar e exibir os conteúdos da Rede Educativa. Pela navegação modular, cada projeto ganha um ambiente de síntese, com informações básicas e listagem de seu conteúdo, além de uma organização visual que quebra a lógica hierárquica da navegação existente.

interfaces imr sep 2015 from Voltz Design on Vimeo.

A Voltz idealizou, implementou e coordena todo o projeto e para a produção da plataforma, aplicativo e interfaces de visualização de dados, conta com a parceria da Fábrica do Futuro, Ciclope e Sumbioun.


Categoria: Aplicativo, Internet, Plataforma em 01/10/2015    


 

Deixe seu comentário