Vale das Palmeiras Orgânicos

A Vale das Palmeiras está de cara nova,  mas sem perder os valores que sustentam sua vocação! Uma história de mais  de vinte anos, que se renova dia após dia, na busca por uma alimentação mais consciente e sustentável!

A Voltz se juntou nessa causa com a Vale das Palmeiras há quase 2 anos. Participamos ativamente dessa trajetória de mudança que vai da identidade visual, à criação de novas embalagens e da manutenção estratégica da presença digital. Relembramos essa trajetória, iniciando pelo contato que veio através do pesquisador Joaquim Araújo, também conhecido como Quincas, que fez seu doutorado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG, que junto a outros pesquisadores da conservação criou o Instituto Biotrópicos. Conhecemos Quincas quando desenvolvemos o projeto para a Rede Educativa Inhotim, época em que ele era também o diretor do Jardim Botânico do Inhotim.

A partir de um longo período de encontros, reuniões, conversas, percebemos que compartilhávamos de valores semelhantes. Tanto a Alessandra e o Cláudio (Voltz), como Quincas (através da Biotrópicos e Campeira) e Marcos Palmeira (Vale das Palmeiras) traziam na bagagem 19 anos de experiência e muito trabalho relacionado ao universo  de boas causas junto  ao meio-ambiente, da alimentação saudável ligada a produção de alimentos orgânicos. Dessa forma, vimos que juntos poderíamos contribuir com um projeto de médio prazo, onde teríamos o desafio de pensar longe,  a partir de ações pontuais, além de lidar com um artista reconhecido tanto por seu trabalho de ator, como também por suas ações pioneiras no mundo da produção de orgânicos.

ECOSSISTEMA VALE DAS PALMEIRAS

Como metodologia de trabalho desenvolvemos um mapeamento do Ecossistema da Vale, através de um infográfico que permitia ter uma visão sistêmica e holística de tudo que já vinha sendo construído ao longo destes anos. Com essa visão geral, conseguimos acessar os processos e as relações existentes. Era uma realidade complexa que necessitava de uma reorganização. Foi necessário reduzir e potencializar a presença digital ativando lugares distintos para Marcos Palmeira ator e pessoa física, além de unificar o projeto Vale das Palmeiras (Armazém e Fazenda). Também criamos e ativamos um grupo aberto e público no facebook (Rede Orgânicos Brasil) com a intenção de  aproximar pessoas com os mesmos interesses. A Rede, hoje, conta com mais de 1300 pessoas, desde produtores, consumidores e interessados neste universo.

NARRATIVA DOS 5 ELEMENTOS

Em 2017, após uma imersão de 2 dias com toda equipe na Fazenda, localizada em Teresópolis, partimos para um plano de trabalho que dialogasse com o conceito dos 5 elementos. Além da criação de uma paleta de cores para cada área, estabelecemos relações ligadas a cada propósito de atuação. Transportamos esses princípios para narrativa que seria contada nas redes sociais (facebook e instagram) ao longo do ano.

PLANEJAMENTO DE PUBLICAÇÕES, ANÁLISE DE MÉTRICAS E PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA
Para cada mês fizemos um planejamento baseado no diagrama dos 5 elementos. A  partir da análise de métricas e de um estudo sobre a maior frequência de tipos de imagens, em negócios correlatos, começamos a dar destaque aos produtos em diálogo com os elementos que fortalecessem a essência da marca: imagens da fazenda, bucolismo rural, rio de janeiro com enfoque nos enquadramentos da região do jardim botânico, gávea, mata da tijuca, enaltecendo a beleza natural pujante da cidade do rio (menos praia e mais floresta). A análise de métricas, realizada por Gustavo Baldez, nos mostrou uma evolução de participação, incluindo aí interações mais qualificadas. Entretanto, apontou para necessidade de maior esforço em engajamento, a partir de temas que despertassem atenção e provocassem interação. Vale ressaltar que as publicações com maior desempenho foram aquelas onde apareceram pessoas relacionadas aos ofícios da terra junto aos produtos.

Em relação à produção de imagens, partimos, inicialmente, utilizando o banco de dados do fotógrafo carioca Ronaldo Nina em diálogo com fotos que tiramos nas visitas à fazenda, produções conceituais de produtos realizadas por Alessandra Maria Soares e com destaque para vídeos realizados pelo próprio Marcos e por Gabi Gastal, assim como de fotos enviados diretamente da fazenda pelo agricultor Fernando Viana.

IDENTIDADE VISUAL, EMBALAGENS E PRESENÇA FÍSICA E VIRTUAL
O logotipo da Vale das Palmeiras já existia quando chegamos e consideramos que o mesmo já tinha sua própria personalidade. Partimos então para a padronização do uso de uma tipografia, para posteriormente, migrar todos os conceitos desenvolvidos para as mais diversas aplicações. Com isso fomos dos uniformes do laticínio para o Armazém, que  foi embalado com uma roupagem que valorizava as informações da vitrine.


Em relação aos produtos produzidos da Vale, quando chegamos alguns já existiam com embalagens que possuíam diferentes identidades. Começamos a atuar nos rótulos para as embalagens do queijo e requeijão. No final de 2017, em função da nova configuração empresarial que tomava forma, optou-se pela criação de uma nova identidade visual, aplicada inicialmente, nas embalagens valorizando o nome através de uma nova tipografia sem serifa. Mantivemos a imagem do Marcos Palmeira através de uma ilustração e não mais por fotografia. Para essa nova fase, sob a coordenação do Quincas e com direção de criação de Alessandra M. Soares, contamos com a participação dos designers André Travassos, Rodrigo Marchezine e do ilustrador Max Duarte, com produção gráfica de Renato Moura.

DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO VIA PLATAFORMAS ONLINE
A partir de 2018, a Vale das Palmeiras iniciou um novo ciclo, com uma nova estratégia traçada por Marcos e equipe da Campeira/Rehagro (Fábio, Rafael, Quincas e Guilherme Lamego). Com o objetivo de tornar mais acessível todos seus produtos (de laticínos a legumes, frutas e hortaliças) foi estabelecida uma nova parceria com o Clube Orgânico do Rio de Janeio, que passou a assumir toda a logística de entrega com maior comodidade para todos da cidade do Rio de Janeiro. E para este novo momento, fomos apresentando as novidades aos poucos nas redes sociais, até colocar um novo site no ar, que apresenta todo o ecossistema, sua missão, a fazenda, os produtos e parceiros. A coordenação de desenvolvimento e design foi realizado por Cláudio Santos com a produção de textos por Quincas e com a colaboração de Patrícia Reis e Pedro Ayres, além do desenvolvimento pela Nautilos Marketing Digital.


Categoria: Gastronomia, Identidade Visual, Internet, Plataforma, Website em 16/04/2018    


 

Deixe seu comentário