projetos memorial Minas Gerais vale

memorial Minas Gerais vale

O guia multimídia do Memorial Minas Gerais Vale proporciona uma nova experiência para os visitantes.

Por meio de um tablet você acessa o aplicativo com os conteúdos resumidos de todos os espaços. Você pode, então, escolher e organizar, com liberdade, o percurso que deseja fazer.

O conteúdo é amplamente acessível, pois os textos e os áudios estão disponíveis em três idiomas (Português, Espanhol e Inglês). Em cada espaço que estiver, o visitante pode acessar o QR Code e baixar no tablet o conteúdo relacionado àquele ambiente.

FUNCIONAMENTO

Ao chegar ao MMGV, o visitante é acolhido e recebe um dos tablets com o guia multimídia.

Munido do guia, o visitante faz, então, a visita. Ao entrar nos espaços escolhidos e fotografar o QRCODE disponibilizado, o aparelho exibe o conteúdo relacionado, como a descrição do espaço, impressões e uma série de perguntas que aguçam a curiosidade. Essa leitura também é usada pelo app para registrar o caminho percorrido. Ao final do percurso, o visitante é convidado pelo guia multimídia a compartilhar sua experiência. Essa ferramenta, que requer acesso à rede wifi do espaço, funciona da seguinte forma:

1. O visitante registra seu e-mail

2. O guia monta uma página web para compartilhamento intercalando o percurso feito pelo visitante com as fotos tiradas por ele

3. O endereço da página de compartilhamento é enviado para o e-mail cadastrado pelo visitante

4. O próprio guia exibe QRCODES para que o visitante possa compartilhar imediatamente a visita em redes sociais como Facebook e Twitter usando seu próprio aparelho celular.

MODO OFFLINE, CONEXÃO COM A REDE WIFI E ACESSO VIA WEB

Será disponibilizada uma versão completa para os app instalados nos tablets do MMGV. Uma versão em aplicativo reduzida  – com o descritivo de cada sala e as interatividades para os usuários baixarem em seus próprios tablets.

Todo o conteúdo multimídia a ser exibido será embutido no próprio aplicativo de forma a não sobrecarregar a rede wifi interna do espaço. Mesmo assim essa rede continua necessária para as demais ferramentas do guia. Um dos motivos é o compartilhamento da experiência da visita. O acesso à rede wifi será restrito ao tablet, não sendo necessário revelar senhas de acesso aos visitantes.

Esse compartilhamento será feito em um servidor web a ser contratado e será exibido na forma de uma página com o percurso feito pelo visitante, intercalado com as fotos tiradas por ele com o próprio tablet. É possível exibir, nessa página, parte do conteúdo multimídia visto por ele no tablet relacionado a cada uma das salas visitadas, tornando essa o compartilhamento mais atraente e mais convidativo para futuras visitas.