projetos bdmg 50 anos

bdmg 50 anos

BDMG Memória Viva

Para os 50 anos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerias, a Vecci Arquitetura e Design, a Voltz Design e a V Audiovisual criaram e implantaram uma série de soluções interativas e audiovisuais.

Em uma primeira fase foi desenvolvido o hot site REDE DE HISTÓRIAS, idealizado pela Voltz Design (http://50anos.bdmg.mg.gov.br). Um site colaborativo com a função de reunir e organizar todo o fluxo de informações gerado nas últimas cinco décadas do BDMG, além de proporcionar o encontro de pessoas que tiveram alguma relação com a instituição ao longo de sua trajetória. Iniciada em abril de 2012, durante seis meses, o hot site foi constantemente alimentado com os conteúdos enviados por seus participantes e pela equipe de conteúdo.

Nesse primeiro momento da pesquisa, diversas mídias foram transpostas do acervo do BDMG para a plataforma on line. A partir disso, muitos usuários começaram a interagir com as postagens e a incrementar este conteúdo ou publicar comentários, fotos e vídeos. E, ao monitorar a rede, surgiu a necessidade de gerar ações presenciais de ativação, visando aumentar ainda mais essa participação e tomar a REDE mais dinâmica. Entre essas estão, a cabine de depoimentos e as entrevistas realizadas pela V Audiovisual, tendo sido publicados aproximadamente 200 trechos de vídeos gravados e editados. Durante todo o processo.

Simultaneamente à implantação do hotsite Rede de Histórias, a Vecci Arquitetura criou o projeto expográfico para o espaço permanente BDMG Memória Viva. Em uma segunda etapa, com a consolidação da LINHA DO TEMPO e de novas implementações técnicas no hotsite, desenvolvidos pela Voltz Design, foi realizada pela  Vecci Arquitetura e Design a implantação do espaço BDMG MEMÓRIA VIVA, que integra diversas mídias. Não só o espaço virtual, mas, também as instalações físicas e os conteúdos audiovisuais realizados pela V , permitem a pesquisa e acesso constante a todo o repertório sistematizado, expandindo a história do BDMG, do Estado e do País.

O BDMG MEMÓRIA VIVA, prevê, além das instalações audiovisuais, a continuidade da REDE DE HISTÓRIAS, conectada e aberta para participação pública.  O resultado desse trabalho estará aberto ao público a partir da sua inauguração, no dia 27 de setembro de 2012, constituindo-se em um espaço dedicado ao passado e ao presente do Banco, com vistas à projeção de seu futuro.