BDMG 50 anos

Dia 27 de setembro de 2012 foi a inauguração do BDMG MEMÓRIA VIVA. Um espaço acolhedor, informativo, contemporâneo, que apresenta o passado e o presente da instituição como ponte para um futuro inovador e fundamental ao desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais. Um trabalho minucioso que revela não apenas a história do Banco nas últimas cinco décadas, mas, sobretudo, uma parte importante da história do próprio Estado e do País.

Durante 6 meses de trabalho, a Voltz desenvolveu uma plataforma na web. A REDE DE HISTÓRIAS foi implantada em abril de 2012 e, desde então, é monitorada em tempo real, disponibilizando os diversos materiais enviados pelos participantes e por nossa responsável por gerenciar o hot site.

O memorial foi também enriquecido com a coleta de depoimentos de diferentes pessoas, por meio de uma cabine instalada no BDMG. Os relatos revelaram vivacidade, relacionamentos que ultrapassam as rotinas de trabalho.

Durante esse período, pessoas de destaque na trajetória do BDMG concederam entrevistas sobre variados temas e segmentos, nos quais o Banco atuou em suas cinco décadas de trabalho.

Antes de ativar este espaço interativo, no entanto, foi preciso recuperar registros de grandes momentos vivenciados e proporcionados pelo BDMG, incluindo projetos relevantes para as diferentes regiões de Minas Gerais, o Estado como um todo e o País. Nessa etapa, nossa equipe fez um levantamento de dados nos arquivos do Banco e organizou as informações, qualificando-as em função dos processos de significação dos dias atuais. Fotos, vídeos e documentos foram compartilhados, conformando esta vasta REDE DE HISTÓRIAS.

———-

Este projeto foi realizado pelo BDMG Cultural em homenagem ao cinquentenário do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, com apoio da Associação dos Funcionários do BDMG (AFBDMG).

Concepção, planejamento e execução:

Isabela Vecci Arquitetura e Design
Voltz Design
V Produção Audiovisual

——-

Horário de funcionamento:
10 às 18 horas – 2ª a 6ª – Acesso gratuito

Endereço:
Rua da Bahia, 1600 - Lourdes, Belo Horizonte / MG

Acesse a REDE DE HISTÓRIAS: 50anos.bdmg.mg.gov.br


Categoria: Museus, Voltz em 24/09/2012    


 

Deixe seu comentário