Museus e Voltz 30 anos
Grande parte da nossa energia ao longo destas três décadas foi dedicada a pensar, desenhar e expandir a experiência em museus e espaços culturais.
Desde o início, temos como objetivo contribuir para transformar o patrimônio e a memória em ambientes vivos, interativos e acessíveis, consolidando na prática o conceito de “Museu Expandido” – espaços onde a expografia física dialoga de forma contínua com camadas digitais, atualizando conteúdos e gerando novas conexões de aprendizado.
Olhando para o nosso portfólio de museus e espaços de memória, temos muito orgulho desta jornada histórica com essa rede que participamos há anos: ✨ Criamos soluções audiovisuais e interativas pioneiras para o Museu de Artes e Ofícios (Cristiane Zago, Anna Flávia Dias Salles, Rodolfo Magalhães e Sérgio Mendes) ✨
Desenvolvemos plataformas e ambientes colaborativos como a inovadora Rede Educativa Inhotim (Maria Eugênia Salcedo, David Azevedo, Pedro Veneroso e Lucas Junqueira) e o site educativo do Museu das Minas e do Metal (Fábrica do Futuro). ✨ Produzimos conteúdos multimídia, retro-projeções e instalações para o Memorial Minas Gerais Vale (Lucas Junqueira e Luiz Matuto). Para o Museu da Liturgia criamos um terminal multimídia junto ao projeto do Santa Rosa Bureau Cultural (Eleonora Santa Rosa, Ronaldo Barbosa, Marco Nick e para o Vagão dos Sentidos no Trem da Vale (Guilherme Lessa, Max Duarte, Fabiano Fonseca e Sérgio Mendes).
✨ Desenhamos identidades visuais marcantes, como as das exposições Arte Democracia Utopia (Emerson Bragança e André Travassos) e Crônicas Cariocas no Museu de Arte do Rio (MAR), e do projeto Memória Viva nos 50 anos do BDMG (Vecci e Lansky, Marcelo Braga, David Azevedo). ✨ E nos últimos anos, produzimos os conteúdos audiovisuais do Ponto Cultural CDL e a identidade e sinalização do Museu Casa Kubitschek, para a exposição de Clara Nunes no MUMO (Alexandre Rousset), Museu da Diversidade Sexual – SP (Valdy Lopes e Aline Arroyo e Rafael Maia), e mais recentemente, a identidade do Balaio Mineiro! (Regina Espósito e Victor Vinícius). Finalizamos com as soluções tecnológicas para a Casa Rosada Gasmig Minas em 2025 (Marcelo e marconi Drummond, Mauráicio Meireles, Marcelo Braga, Joshua Pavanelo e Daniel Colares).
Para comemorar a semana dos Museus, o nosso muito obrigado a todas e todos gestores, curadores, arquitetos, educadores, designers, programadores, pesquisadores e visitantes que dão sentido ao nosso trabalho e nos ajudam dar luz à cultura mineira, brasileira e a inovação em fluxo contínuo.
Saiba um pouco mais sobre o conceito de Museu Expandido >>
Categoria: #voltz30anos, Acessibilidade, Animação, Aplicativo, Audiovisual, Editorial, Educação, Exposição, Identidade Visual, Instalação, Memória, Museus, Performance, Plataforma, Sinalização, Video, Voltz em 19/05/2026




