Alessandra Maria Soares na Palíndromo.
Foi lançada no dia 23 de março a revista Palíndromo. Alessandra Maria Soares, da Voltz, foi convidada para participar desta primeira edição, em que colaboraram também Carla Madeira, Gustavo Penna, Jomar Bragança, Koji Pereira, Márcia Larica, Mary Figueiredo, Olímpia Helena Costa Couto, Rogério Fernandes e Tereza Santos, profissionais das áreas de arquitetura, comunicação, moda, arte e tecnologia. A revista é uma publicação da Rona Editora e foi concebida pela Greco Design.
Cada colaborador teve sua produção encadernada separadamente, com total liberdade de criação do projeto e de escolha dos papéis e recursos gráficos.
Em seu caderno, Alessandra escolheu falar sobre a maneira como percebe ter mergulhado desde a infância num cotidiano de sutilezas estéticas, que permanece hoje em sua vida não apenas profissionalmente, mas em cada detalhe de suas relações com as pessoas e com o mundo. Sobre a sua prática do design ela fala: Pode ser através de um toque, de um gesto, de um rabisco, até do invisível. Mas tem que ter sentimento. É ele quem garante a sua presença.
A publicação de Palíndromo será semestral e o tema da próxima edição, a ser lançada em setembro deste ano, será o tempo.
O melhor e o pior da internet
Vídeo produzido pela equipe do Oi Acontece durante o Social Media Week em São Paulo, fevereiro de 2011. Perguntaram sobre o melhor e pior da internet. Veja as respostas de @mbottan, @jeffpaiva, @tes2alia / @twittess, @marcogomes, @aleferreira, @maestrobilly, @interney, @crisdias, @atreis, @fseixas, @oficialjoao e @elimafra.
Blue Songs
Músicas da banda Hercules e Love Affair são tocadas com muita frequência aqui na Voltz. O hit Blind já figurou na trilha do site da coleção de verão 2010 da Missbella.
O novo álbum, Blue Songs, é uma das apostas do ano e está totalmente disponível para audição via soundcloud. Vale a pena escutar.
Arte para todos

Na onda do street view, o Google disponibiliza a ferramenta “Art Project”. Com ela, você acessa os principais museus do mundo e visualiza obras e grandes coleções. Arte para todos. Acesse: http://www.googleartproject.com
Os dez documentários de arte mais vistos

Para quem curte arte e filmes, uma ótima dica. Esta lista com os dez documentários de arte mais vistos traz grandes nomes como Picasso, Roy Lichenstein, Maya Lin, Helvetica (é, a tipografia) entre outros. Na minha lista pessoal incluíria também Simpathy for the Devil de Godard e Exit Through the Gift Shop de Banksy.
Confira a lista em: http://www.artdesignschools.com/careers/ten-must-see-art-documentaries/”
Primeira impressão de 2011
Dia 22 de janeiro de 2011 foi a inauguração do uso da tipografia que temos aqui na nova casa. Será a primeira série de muitas que acontecerão. Essa sessão foi uma homenagem aos artistas do Jequitinhonha e em especial ao Sr. Sebastião*, um mestre tipógrafo, cartazista, projecionista, que nos passou a missão de deixar sua “feijãozinho” funcionando para sempre.
Compramos todo maquinário, gavetas e tipos a partir de uma oficina proporcionada pela Secretaria de Estado de Cultura de MG em 2006. Saiba mais através do Suplemento Literário dedicado ao Jequitinhonha e publicado na época >>
____________________________________________________________________
* “Sebastião Bento é tipógrafo em Jequitinhonha desde criança. Aos dez anos, na oficina tipográfica do senhor Adalício Chaves, aprendia a compor usando tipos móveis, a imprimir valendo-se de uma prensa manual. Nas horas de distração, desenhava letras grandes em faixas e cartazes de cinema. E mais: no cinema do senhor Zoroastro, era ele mesmo, Sebastião Bento, quem exibia, quem punha para rodar as películas de 15 e de 35 mm”.
Extraído do Suplemento Literário (páginas 14 a 19).
Casa Nova
V AUDIOVISUAL e a FÁBRICA DO FUTURO.
Em 2010 redesenhamos o , comemoramos os 10 ANOS do INDIE, implantamos um sistema inovador para o setor educativo do MUSEU das MINAS e do METAL, atualizamos a MISSBELLA e a SOLARIUS. Desenvolvemos o material gráfico para o VIVO ARTE.MOV junto com a MONO de SP e estamos ligados com RESIDÊNCIAS CRIATIVAS e EDUCATIVAS. Tudo isso e muito mais poderá ser visto no novo site.
Aguarde em breve >>
2010 | 2011
2010 foi um ano de mudanças, de acreditar, de ver possibilidades, de insisitir, de fazer acontecer, de reconectar.
Nas 24 horas de cada dia deste ano, convivemos com o mundo digital e com o presencial de forma intensa.
O que vale mais nestes mundos? Fica uma proposta.
2011 – Por conexões reais. No presencial e digital.
Obrigado por todos aqueles (clientes, fornecedores e parceiros) que acreditaram e que de fato estiveram juntos!!!
Estaremos desconectados do dia 24_12_10 ao dia 03_01_11
CUBO em Belo Horizonte

Intervenção urbana na praça da Liberdade com Bijari, Frente 3 de Fevereiro, Poro e mais quatro coletivos
O Cubo, uma caixa para intervenções audiovisuais que apareceu pela primeira vez em 2005, no centro de São Paulo, estará em Beagá desta sexta a domingo (26 a 28 de novembro). A instalação em espaço público contrapõe-se ao cubo branco – expressão do crítico e artista Brian O’Doherty que virou jargão para designar espaços institucionalizados de exibição de arte, a exemplo da galeria moderna. Aqui em BH, o Cubo será compartilhado por sete coletivos, seis paulistanos e o mineiro Poro, há mais de cinco anos espalhando sua poesia sutil pelas ruas da cidade.
Da capital paulista, o coletivo C.O.B.A.I.A (que conta com 2 moradores daqui) chega para discutir os motivos que levam alguns belo-horizontinos a achar que o fora de BH é melhor. O Bijari trouxe “InTropicália”, uma releitura audiovisual desse movimento cultural e da ditadura. A Frente 3 de Fevereiro vem discutir a maneira como a escravidão se revela hoje em dia. O Contrafilé apresentará parte do projeto “Rebelião das Crianças”, debatendo qual o lugar e o papel delas na cidade. As moças da Cia Cachorra irão armar seu circo portátil. E o Perda Total fará a trilha de todas as apresentações.



