Indie 2013 – Processo

A identidade visual do INDIE 2013 – Mostra de Cinema Mundial, teve como  característica o resgate de uma antiga tecnologia e ofício. Os letreiros de neons fazem parte do nosso imaginário, desde as placas comercias que iluminavam Belo Horizonte, até as fachadas de cinemas e de motéis. Essa referência se conecta com o universo dos cineastas que representam a retrospectiva. Wang Bing vem da China, onde o neon ainda faz parte do dia-a-dia. Jean Claude Brissou nos trás um cinema francês que dialoga com a sensualidade do neon.

A primeira etapa do processo foi o trabalho de “virar” e moldar o vidro no laboratório do Edésio. Um profisssional que trabalha há 15 anos fazendo diversos tipos de placas, ofício que aprendeu com um egípicio. Por mais de 3 horas ficamos conversando sobre o processo e de como se tira o ar, para encher de gás e que a partir de uma corrente elétrica e um transformador se gera a luz.


No dia seguinte fomos recebidos por Bruno e Geraldinho da Placas Leo, que fizeram a montagem do neon na estrutura. De forma muito cordial nos cederam o espaço das oficinas para a produção de fotos que foram utilizadas em todo material gráfico. Além disso, gravamos também as imagens para a vinheta.

No dia seguinte, fomos até o Retiro das Pedras gravar a trilha. Uma tarde maravilhosa, com uma luz indescritível, que inspirou os climas, texturas e sonoridades que compuseram a trilha sonora para a vinheta. De lá também saiu uma “jam session” que gerou uma composição sonora para o vídeo de making of.

Ficha técnica:
Direção de Criação e Produção: Alessandra Maria Soares e Cláudio Santos Rodrigues
Fotos e Vídeos: Cláudio Santos Rodrigues e Leonardo Rocha Dutra
Trilha Sonora: André Travassos, Bernardo Bauer, Leonardo Rocha Dutra e Renato Moura
Designers: André Travassos e Thiago Karu
Produção da Placa de Neon: Leo Placas e Edésio
Agradecimentos: Bruno e Geraldinho (Leo Placas), Edésio e Rodrigo Minelli

Categoria: Evento, Experimental, Filme, Mostra, Música, Sinalização, Video, Voltz em 21/08/2013    


 

1 Comentário

  1. Mais uma vez, um prazer pessoal e uma satisfação profissional trabalhar com os amigos nesse projeto sempre desafiante e empolgante que é o Indie!!

    Abração e parabéns para nós!!

    Leo Dutra

Deixe seu comentário