museu histórico abílio barreto

A convite do arquiteto Alexandre Roussef, desenvolvemos toda identidade visual e sinalização da Exposição 3º SINAL: BELO HORIZONTE EM CENA, no Museu Histórico Abílio Barreto. A expoisção que fica em cartaz por 1 ano e meio, apresenta movimentos teatrais e seus personagens, construindo um panorama da diversidade da produção dessa arte ao longo da história da cidade. O universo teatral percorre todo o espaço expositivo, buscando instigar sensações e possibilitar uma experiência cênica, ainda que momentaneamente.

Sem ater-se a cronologias e classificações, estão expostos momentos das trajetórias de artistas e grupos. Textos, figurinos, cenários, objetos, programas, fotos e outras referências à atuação permitem acessar a memória de um momento efêmero: a encenação. Por detrás da cena, estão os bastidores, lugar de formação, fomento e criação. E, para que o fenômeno teatral aconteça de fato, espaços da relação cena-plateia são construídos e transformados, oferecendo ao público o papel de captar olhares sobre a cidade, em seus conflitos e na sua pluralidade.

Informações datadas e sistematizadas, imagens, objetos e depoimentos convivem no rico acervo disponibilizado, principalmente, pelos construtores das histórias. Esses documentos respaldam as lembranças e registram propostas estéticas, núcleos aglutinadores, espaços ocupados e construídos nas relações com o público. A vida urbana está ali representada, não só pelas múltiplas experiências estéticas, mas também pelas emoções individuais, sensações coletivas, posturas políticas e sociabilidades que as manifestações artísticas podem gerar.

Veja as fotos da inauguração da exposição >>

Diretoria de Políticas Museológicas: Luciana Rocha Féres
Museu Histórico Abílio Barreto: Célia Regina Araujo Alves
Associação dos Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto:
Ângela Alvarenga Batista de Barros | Presidente - Roger Alves Vieira | Gerente

Curadoria: Glória Reis
Coordenação Geral: Célia Regina Araujo Alves e Luana Maia Ferreira
Projeto Cenográfico: Alexandre Rousset
Programação Visual: Voltz Design
Pesquisa Histórica: Glória Reis, Luana Maia Ferreira
Textos: Glória Reis
Ação Educativa: Virgínia Cândida Ribeiro
Cenotécnica: Artes Cênica Produções


Categoria: Exposição, Museus, Sinalização em 03/10/2014    


 

Deixe seu comentário