Voltz 2014 + 2015

PROJETOS

O ano de 2014 foi intenso e ligeiro. Tivemos grandes conquistas profissionais, que permitiram realizar significativos projetos nas mais diversas formas de atuação do design – gestão, estratégia, informação, interface, identidade, editorial, sinalização, audiovisual – através de plataformas de redes digitais educativas e de informação, sistemas interativos para museus e na web, campanhas e eventos no segmento de moda e audiovisual.

EXPERIMENTAÇÕES E ARTIGOS

Foi também um ano de realização e reconhecimento de projetos artísticos, assim como de análise e reflexão sobre alguns projetos, registrados e publicados em forma de artigo acadêmico. Um deles, a respeito de uma Rede de História e Espaço Memória, projeto que desenvolvemos em 2013 para ao BDMG, apresentado no principal evento de Design do Brasil (11º P&D Design em Gramado). Outro artigo tratou dos desdobramentos de uma instalação audiovisual que desenvolvemos no âmbito do projeto Trem da Vale. Foi analisado de que forma diferentes artefatos de memória, que se desdobraram dessa instalação, podem contribuir para o resgate do patrimônio cultural da tipografia em Mariana e Ouro Preto.

No final do ano foi possível ainda compartilhar a riqueza cultural do Jequitinhonha, a partir de uma leitura cultural feita pelos tipos móveis e impressos de um tipógrafo do Vale, apresentado no Seminário Internacional Design e Semiótica da UEMG.

Acesse o artigo apresentado e publicado no P&D Design >>

Acesse o Artigo da Revista DAT 9 da Universidade Anhembi Morumbi SP >>

PRINCIPAIS PROJETOS E RECONHECIMENTOS em 2014

PLATAFORMAS – Desenvolvimento, gestão estratégica e de conteúdo
> CASA DA ECONOMIA CRIATIVA SEBRAE – Criação, desenvolvimento, gestão de conteúdo e análise de métricas para plataforma web (BH)
> POLO AUDIOVISUAL ZONA DA MATA MG – Criação, desenvolvimento de plataforma web e de Guia de Profissionais e Serviços – GPS / Escola Animada – Blog  Educa (Cataguases)
> INHOTIM – Desenvolvimento de APP – Aplicativo android para Rede Educativa e Interface de visualização e relação de dados (BH/Brumadinho)
FUNDAÇÃO ARCELOR MITTAL – CTRL CULTURA E ESPORTE –  Idealização, desenvolvimento de plataforma digital para gestão do investimento de projetos incentivados. (BH)

EXPOSIÇÕES – Identidade Visual, sinalização, mesas interativas e publicações
>  EXPOPROJECÃO – SESC Pinheiros e Fundação Clóvis Salgado. (SP/BH)
>  FLUXUS – Exposição Slow Cinema na Fundação Clóvis Salgado e projeto gráfico para o Livro do Cineasta Coreano Apichatpong Wheresetakul (Editora Iluminuras / Oi Futuro) (BH/RJ)
> MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO – 3º Sinal / BH em Cena – A trajetória do Teatro em nossa cidade (BH)
> LAGOA DO NADO – Tradição e Resistência: sujeitos, práticas e memórias da cultura popular em Belo Horizonte
> O GRIVO – Objetos de  Medida – Palácio das Artes (BH)

FESTIVAIS
>  INDIE – Mostra de Cinema Mundial (BH/SP)

INDIE 2014 – Vinheta BH from Voltz Design on Vimeo.

>  FOTO EM PAUTA - Festival Internacional de Fotografia (Tiradentes – MG)
>  SACI –  Sociabilização, Arte e Cultura na Infância (BH e Itinerâncias)

AUDIOVISUAL
>  BOTHÂNICO – Criação de aquarelas e animação gráfica
>  FUNDAÇÃO VALE -  Concepção e aplicação de oficina de Animação no âmbito do Projeto Trem da Vale. (Mariana)

Contos da Mina – A Passagem from Voltz Design on Vimeo.

IDENTIDADE E LOJA VIRTUAL
> TOOL BOX – Evoluções na loja virtual e design de frota de veículos e padronagens para embalagens

EVENTOS
> FUMEC – Produção executiva, direção de arte e design para o TCC do Curso de Design de Moda – 19ª e 20ª Edições

20º Fumec Forma Moda from Voltz Design on Vimeo.

CAMPANHAS DE MODA
> VIDE BULA, ÁGUA FRESCA e REGINA SALOMÃO

VBINV15 MK04 from Voltz Design on Vimeo.

PROJETOS ARTÍSTICOS
> O URRO – Animação de ilustrações de Lelis para espetáculo teatral Multimídia dirigido por Carlos Rocha e Gil Amâncio (BH)
> SINFONIA PARA UMA CIDADE JARDIM – Instalação Audiovisual no Prédio Verde / Praça da Liberdade (BH)

RECONHECIMENTO
> Prêmio Concurso Cultura 2014 – MINC – BH em parceria com o Fotógrafo Julio Toledo - Concepção e realização de Sinfonia  durante a copa do mundo.
> Tipos Móveis – Participação na mostra competitiva do Anima Mundi 2014 e Menção Honrosa no Festival MUMIA - BH / SP / RJ
> Selecionado para o BID – Bienal Interamericana de Design com o projeto de Retroprojeção Localizada para a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Madrid – ESPANHA

EDUCAÇÃO
> Identidade Visual e comunicação do Instituto Ouro Verde – Criamos de forma colaborativa toda identidade visual e material gráfico para uma nova escola orientada pela Pedagogia Waldorf (Nova Lima)
> Publicação de 3 artigos e participação no Seminário Internacional de Design e Semiótica, promovido pela UEMG.

Para 2015 estamos inciando novos projetos e caminhando rumos aos próximos 20 anos!!! Aguardem novidades.


Categoria: Animação, Arquivo, Editorial, Evento, Experimental, Exposição, Fashion, Filme, Internet, Mostra, Museus, Música, Performance, Sinalização, Tipografia, Video, Voltz em 20/01/2015    


 

Deixe seu comentário