indie 15 :: relato do processo 01

Sexta-feira: dia 10.07.15 // Tipografia Matias // Bairro Santa Efigênia
Este ano estamos refletindo sobre a ideia de que tanto o cinema como várias coisas na nossa vida estão se desmaterializando. Uma nova relação com esta realidade exige de nós uma urgência como estratégia de sobrevivência. A intenção aqui é revelar ainda o conceito de resistência.
A ideia de imprimir e revelar por meio da materialidade dos tipos e dos brancos (que são o invisível do processo tipográfico) foi uma ótima escolha. Essa imersão também foi o momento ideal para a captação de imagens (fotos e vídeos) e do áudio e do som ambiente para a composição da trilha sonora que vamos produzir.

Estar num lugar que está prestes a não existir mais por conta da desmaterialização e aceleração do mundo industrial / digital proporcionou um dia intenso de conversas, risadas e uma espécie de magia, de ver algo que se revela pela força dos braços, da sujeira da mão, do olhar atento, do cheiro da tinta, do barulho da máquina e dos ruídos do vinil arranhado no antigo aparelho de som. É neste universo que o Matias (o último tipógrafo de BH) trabalha e foi onde  ele nos deixou a vontade para fazer o que a gente pretendia.
Um respiro de nostalgia, que se supera pela espanto causado no resultado de cada impressão. Cada impressão feita cuidadosamente é única. As falhas e as surpresas aparecem em lugares distintos. O resultado absorve um pouco disso tudo e revela alguma coisa que, para quem vê e pega, carrega um pouco mais do que só mais um cartaz.
O próximo passo é fazer a gravação na locadora de filmes, que também está em extinção. A ideia é fazer uma animação com as fitas de DVD (em analogia aos brancos da tipografia).
————————————————————————————————————————–
Design, composição e impressão: Cláudio Santos Rodrigues e Luís Matuto
Produção: Alessandra M. Soares e Renato Moura
Fotos e vídeos: Leonardo Rocha Dutra, Sabrina Esmeralda e Vicente França
Captação de som: André Travassos
Colaboração: Marcello Tostes
Agradecimento: Ademir Matias
Realização: Zeta Filmes

Categoria: Experimental, Mostra, Tipografia em 12/07/2015    


 

Deixe seu comentário