FID 2015 – 20 anos

A história do FID – Fórum Internacional de Dança se inicia na mesma época da Voltz. Há 20 anos atrás nossa parceria começava. Uma época em que a lógica de leis de incentivo era uma novidade, em que a internet engatinhava e que sonhos de jovens artistas e designers se encontravam para dar forma a um dos mais importantes eventos de dança do Brasil e do mundo. Juntos com o amigo e hoje professor Eduardo de Jesus, criamos a primeira identidade visual do FID em 1996. Era o momento de invenção, transgressão, um mix de técnicas e possibildades gráficas que eram possível na época. Saiba mais sobre o histórico do FID >>

Nossa parceria se deu até 2005, mas a logo criada por nós permanece até hoje. Depois destes 10 anos acompanhando como espectadores, fomos convidados novamente para registrar esses 20 anos. A partir da Adriana Banana, nos reconectamos e iniciamos o processo do que seria a síntese visual e gráfica destes 20 anos. Um desafio e, ao mesmo tempo, ficamos muito felizes por fazermos parte deste momento.

A proposta era revelar a permanência de uma proposta por todos estes anos, num mundo cada vez mais fugaz e efêmero. A partir da imagem de um fóssil que deixa seu rastro de existência gravado quase que eternamente (uma ideia trazida por elas), partimos para a materialização dessa representação. Montamos um cenário real, com gesso, madeira e ossos de verdade. A sessão fotográfica contou com toda essa matéria orgânica e, literalmente, com a mão e os pés na massa.

Após o recorte a laser do logotipo, feito no FabLab da Escola de Design da UEMG – Universidade de Minas Gerais, aplicamos o mesmo na massa de gesso e, posteriormente, colorimos digitalmente.

O resultado é de uma imagem forte que carrega em si os conceitos de sucessão de camadas e de anos, de permanência, de persistência, de resistência e de continuidade. Uma história que continua a ser escrita com ousadia e coragem. Viva os 20 anos do FID!!!! Veja todo o conteúdo no site do Festival: http://www.fid.com.br/2015 >>


Ficha técnica FID 20 Anos

Conceito: FID

Direção de criação e fotografia: Cláudio Santos Rodrigues

Designers: André Travassos, Cláudio Santos Rodrigues e Luis Matuto

Produção Executiva: Alessandra Maria Soares

Produção Gráfica: Renato Moura

Agradecimentos: Marcello Tostes


Categoria: Evento, Experimental, campanha em 02/11/2015    


 

Deixe seu comentário