A Família Dionti – Experiência Transmídia no Polo Audiovisual da Zona da Mata

Através de uma iniciativa do Polo Audiovisual da Zona da Mata / Instituto Fábrica do Futuro foi desenhada a ideia da Aceleradora Transmídia, conectando mídias digitais e educação, com patrocínio da Energisa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (MG), e parcerias com BH-TEC e Sebrae-MG.

Entre seus objetivos, estão: a expansão da experiência cultural e audiovisual; o desenvolvimento de novos produtos e formatos; a construção de uma plataforma digital de produção e gestão em rede; consultorias e mentorias criativas especializadas; assessorias técnicas, gerenciais e jurídicas; modelagem de novos negócios e mercados; plano de Comunicação Integrada; fórum e redes de relacionamentos; prospecção de investidores e captação de recursos.

O filme “A Família Dionti”, direção do cineasta e Alan Minas e produção da Caraminhola Filmes, foi escolhido para que fizéssemos a ativação  de sua comunicação por seu forte apelo para a área de educação e pela delicadeza no trato de temas como a adolescência, o amor e a morte. A estratégia transmídia aplicada visava ampliar a presença e o alcance do filme, inserindo-o também no mercado da Educação – como experiência-piloto do projeto Plataforma Educativa, do Polo Audiovisual da Zona da Mata – e no Licenciamento de Produtos.

A primeira experiência se deu com Escolas Públicas da região de Cataguases e cidades próximas, onde os alunos cumpriram um Percurso Formativo de Cocriação e Coprodução dos curtas-metragens, em releituras livres do filme. Na sequência, participaram de oficinas e laboratórios coordenados por equipes da Escola Animada e da Cocriativa, com encontros e tutorias presenciais em cada escola participante. O processo de formação se deu também através do PROAR – Plataforma de Produção Audiovisual em Rede, do Polo Audiovisual, onde os coletivos registraram passo a passo suas criações.

A Voltz Design cuidou da ação de comunicação do filme através de uma série de peças gráficas: cartazes, ingresso para sorteio, banners exposto na pré estreia, postal, cartaz, banners para Facebook, arte dos posts, animações, montagem das animações para posts poéticos, artes dos depoimentos (cartelas de crédito, logos etc., para aplicação nos vídeos). Fomos responsáveis também pela construção do site oficial do filme, concebido para desktop e mobile, com desenvolvimento de TI, design, ilustrações, áudios com sons de natureza, gifs animadas e produção de texto

ACESSE O SITE (www.afamiliadionti.com.br):

Participaram da experiência:

Belo Horizonte: Agência 21, Motrix Filmes, Voltz Design e Zap Comunicação
Zona da Mata: Cocriativa, Mutuca Filmes e Picadeiro Digital


Categoria: Filme, Plataforma, Website em 09/06/2017    


 

Deixe seu comentário