Coleção Cultura e Pensamento

A Coleção Cultura e Pensamento inaugura uma política editorial de divulgar e disponibilizar reflexões produzidas a partir de iniciativas promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. A criação da Coleção busca fortalecer uma política pública para a cultura que tenha como um de seus pilares a disponibilização gratuita e a democratização de acesso ao conhecimento e à produção artística e cultural, de uma forma plural e inclusiva.

Baixe a 1ª edição da Coleção Cultura e Pensamento - Revista Arte, Cultura e Democracia no Século XXI. A publicação reúne textos dos convidados do Encontro Internacional apresentando artigos de Ailton Krenak (Brasil), Álvaro Restrepo (Colômbia), Antônio Nêgo Bispo (Brasil), Jorge Blandón (Colômbia), Jose Antonio Mac Gregor (México), Juca Ferreira (Brasil), Leda Maria Martins (Brasil), Lucero Millán (Nicaragua) Maria Thaís (Brasil), Paulo Pires do Vale (Portugal) e Renata Marquez (Brasil).


Foi lançada no dia 14 de dezembro de 2019, a “Revista Arte, Cultura e Democracia no Século XXI”, durante evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura na Quixote Livraria e Café. A publicação integra a Coleção Cultura e Pensamento e reúne textos dos convidados do Encontro Internacional Arte, Cultura e Democracia no Século XXI, realizado em agosto, em Belo Horizonte.


O projeto pretende ampliar o debate sobre o papel da cultura, da gestão, das políticas públicas e da participação dos cidadãos, correlacionando-os aos temas emergentes no mundo contemporâneo e seus reflexos na vida da sociedade brasileira e das cidades.

Baixe a 2ª edição da Coleção Cultura e Pensamento - Revista As Cidades e o Sagrado dos Povos Tradicionais: território, identidades e práticas culturais.  A publicação foi construída durante o seminário “As Cidades e o Sagrado dos Povos Tradicionais: território, identidades e práticas culturais”, realizado junto ao projeto “Jardins do Sagrado, cultivando insabas que curam”, na programação do X Festival de Arte Negra – FAN-BH, em 2019. Seu objetivo é destacar a importância da salvaguarda dos saberes indígenas e afro-brasileiros enquanto Patrimônios Imateriais do município.

Essa edição da revista digital  traz reflexões sobre a cultura dos povos tradicionais de Belo Horizonte. A publicação aborda a salvaguarda dos saberes indígenas e afro-brasileiros enquanto patrimônios imateriais de Belo Horizonte.

Você pode acessar o conteúdo no site: https://bit.ly/3njN87t

Saiba mais no portal PBH e descubra também quais são os bens que receberam o registro imaterial em BH: https://bit.ly/3miylsc


Categoria: Editorial em 15/12/2020    


 

Deixe seu comentário