plataforma digital Lotus Lobo – SESC Pompeia

Crie seu postal / Fabricação Própria
Com curadoria e e concepção de Marcelo Drummond a Plataforma Digital foi desenvolvida pela @voltzdesign e pode ser acessada pelo ambiente virtual do SESC <anexa>.
Este projeto é uma extensão da exposição “Fabricação Própria” da artista @lotuslobo, que acontece presencialmente no galpão do Sesc-Pompéia em São Paulo, até 30 de janeiro de 2022.

De natureza interativa, toma como referência central as maculaturas, chapas de acertos de impressão apropriadas pela artista em 1970, dentro da fábrica da Estamparia Juiz de Fora, MG.

Lotus Lobo nasceu em Belo Horizonte em 1943. Vive e trabalha na capital mineira, onde graduou-se na Escola Guingnard, da UEMG, em Artes Plásticas. Na França, estudou na École Superieure des Art et Industries Graphiques Estienne e na École D’Arts Plastiques et Sciences D’Art de L’Université de Paris. Foi professora de litografia na UEMG e na UFMG em intervalos entre 1966 a 1993.

Estas tantas experiências artísticas, inauguradas nos anos 1960, foram seminais na construção discursiva de Lotus Lobo e ainda reverberam na sua produção contemporânea. Na carreira da artista, convém destacar a sua participação na “X Bienal de São Paulo” (1969), quando recebeu o Prêmio Itamaraty ao exibir três objetos-gravuras (lito-objetos) manipuláveis pelo público. Nota-se, ainda, sua participação na emblemática manifestação “Do corpo a terra” (1970), organizada pelo crítico de arte Frederico Morais e realizada no Parque Municipal de Belo Horizonte, onde Lotus propôs a intervenção “Plantação”.

Entrou em contato, a partir de 1969, com a produção de embalagens em folha de flandres da Estamparia Juiz de Fora (MG), onde coletou matrizes das primeiras décadas do século XX, e, a partir daí, por meio da apropriação e manipulação de imagens, produziu obras que desvelam o caráter criativo dos ambientes fabris, convidando o público a também experimentar novas possibilidades de leitura.

A reunião e o deslocamento desses objetos são formas de dar visibilidade a sua composição, evidenciando autorias, especificidades regionais e temporalidades. É justamente a partir de uma proposta de interrupção e inversão do ciclo de vida habitual de tais itens que se constitui o trabalho artístico e de pesquisa de Lotus Lobo.

Monte seu postal em >> https://lotuslobo.sescsp.org.br/
Acesse o Catálogo Virtual >> ISSU


PLATAFORMA DIGITAL LOTUS LOBO
Concepção e criação
MARCELO DRUMMOND
Design e produção
VOLTZ DESIGN
ALESSANDRA MARIA SOARES E CLÁUDIO SANTOS RODRIGUES
Assistente de design
CAROL CAFIEIRO
Vetorização de imagens
ANTONIO CIGANIA
Desenvolvimento de sistema
LUCAS JUNQUEIRA

Categoria: Aplicativo, Exposição, Internet, Plataforma, Presença Digital, Sistema, Website em 22/12/2021    


 

Deixe seu comentário