FID 2015 – 20 anos
A história do FID – Fórum Internacional de Dança se inicia na mesma época da Voltz. Há 20 anos atrás nossa parceria começava. Uma época em que a lógica de leis de incentivo era uma novidade, em que a internet engatinhava e que sonhos de jovens artistas e designers se encontravam para dar forma a um dos mais importantes eventos de dança do Brasil e do mundo. Juntos com o amigo e hoje professor Eduardo de Jesus, criamos a primeira identidade visual do FID em 1996. Era o momento de invenção, transgressão, um mix de técnicas e possibildades gráficas que eram possível na época. Saiba mais sobre o histórico do FID >>
Nossa parceria se deu até 2005, mas a logo criada por nós permanece até hoje. Depois destes 10 anos acompanhando como espectadores, fomos convidados novamente para registrar esses 20 anos. A partir da Adriana Banana, nos reconectamos e iniciamos o processo do que seria a síntese visual e gráfica destes 20 anos. Um desafio e, ao mesmo tempo, ficamos muito felizes por fazermos parte deste momento.
A proposta era revelar a permanência de uma proposta por todos estes anos, num mundo cada vez mais fugaz e efêmero. A partir da imagem de um fóssil que deixa seu rastro de existência gravado quase que eternamente (uma ideia trazida por elas), partimos para a materialização dessa representação. Montamos um cenário real, com gesso, madeira e ossos de verdade. A sessão fotográfica contou com toda essa matéria orgânica e, literalmente, com a mão e os pés na massa.
Após o recorte a laser do logotipo, feito no FabLab da Escola de Design da UEMG – Universidade de Minas Gerais, aplicamos o mesmo na massa de gesso e, posteriormente, colorimos digitalmente.

O resultado é de uma imagem forte que carrega em si os conceitos de sucessão de camadas e de anos, de permanência, de persistência, de resistência e de continuidade. Uma história que continua a ser escrita com ousadia e coragem. Viva os 20 anos do FID!!!! Veja todo o conteúdo no site do Festival: http://www.fid.com.br/2015 >>
Ficha técnica FID 20 Anos
Conceito: FID
Direção de criação e fotografia: Cláudio Santos Rodrigues
Designers: André Travassos, Cláudio Santos Rodrigues e Luis Matuto
Produção Executiva: Alessandra Maria Soares
Produção Gráfica: Renato Moura
Agradecimentos: Marcello Tostes
Rede Educativa Inhotim
Este projeto se iniciou com a implantação de uma rede digital incorporada à metodologia educativa existente do Instituto Inhotim. A Voltz design junto a equipe do educativo do Inhotim desenvolveu uma rede junto aos usuários e aos projetos existentes no período entre abril de 2013 até sua expansão em forma de um aplicativo para dispositivos móveis lançado em março de 2015. Ao longo do ano de 2014 foram implementadas ações relacionadas à manutenção, formação interna e incorporação de novas metodologias e ferramentas. Todas essas ações foram produzidas no âmbito do programa Educativo do Inhotim, partindo de um projeto piloto do Instituto – Jovens Agentes Ambientais. Nos artigos publicados sobre essa proposta, pode-se ver como design da informação permite que os fluxos da rede criem uma memória de seus próprios processos e como a rede pode se manter viva, em conexão com outros projetos, e quais podem ser os próximos passos para a sustentabilidade de sua existência.
Abaixo um infográfico que revela todas as ações implementadas e a continuidade da Rede Educativa Inhotim.
Para entender toda metodologia de desenvolvimento, leia o artigo escrito por Cláudio Santos Rodrigues (Voltz), Maria Eugênia Salcedo Repolês (Inhotim) e Sérgio Antônio Silva (UEMG). Este artigo foi apresentado e publicado nos seguintes congressos:
VIII Congresso Internacional de Diseno de La Habana (Cuba) >>
II Colóquio Internacional de Design – Belo Horizonte >>
VII Congresso Internacional de Design da Informação >>
Além de uma busca por aprimorar as ferramentas já existentes na Rede, foi iniciado um processo de elaboração de uma interface que avançasse em relação ao ambiente tradicional, no que diz respeito aos recursos de visualização e análise das publicações. Foi, portanto, desenvolvida a Interface Modular Relacional, como uma maneira alternativa de organizar e exibir os conteúdos da Rede Educativa. Pela navegação modular, cada projeto ganha um ambiente de síntese, com informações básicas e listagem de seu conteúdo, além de uma organização visual que quebra a lógica hierárquica da navegação existente.
interfaces imr sep 2015 from Voltz Design on Vimeo.
A Voltz idealizou, implementou e coordena todo o projeto e para a produção da plataforma, aplicativo e interfaces de visualização de dados, conta com a parceria da Fábrica do Futuro, Ciclope e Sumbioun.
INDIE 2015 – Vinheta
VINHETA INDIE 2015 from Voltz Design on Vimeo.
A desmaterialização do processo de geração e visualização de imagens exige de alguns a resistência e a urgência como estratégia de sobrevivência. A Vinheta revela o processo de impressão do cartaz do festival, realizado com tipos móveis de chumbo, num lugar que está prestes a não existir mais por conta da aceleração do mundo digital. Aqui se revela uma espécie de magia, da matéria que surge pela força dos braços, pela sujeira da mão, do olhar atento, do cheiro da tinta, do barulho da máquina e dos ruídos do vinil arranhado no antigo aparelho de som. É neste universo que Ademir Matias (o último tipógrafo de BH) trabalha e foi onde ele nos deixou a vontade para fazer o que a gente pretendia.
Estabelecemos uma relação em que os brancos e linguotes do processo tipográfico se assemelham às fitas que estão nas prateleiras da locadora Star Video, um das últimas existentes em BH. Fizemos uma composição com as caixas de DVD, onde a assinatura da vinheta é uma animação em stop motion das fitas em movimento, que ao serem viradas do preto para suas lombadas, revelam o nome Indie, no meio desse universo.
Direção: Cláudio Santos Rodrigues
Animação e Edição: Cláudio Santos Rodrigues, Leonardo Dutra e Vicente França
Design, composição e impressão: Cláudio Santos Rodrigues e Luís Matuto
Fotos e vídeos: Leonardo Rocha Dutra, Sabrina Esmeralda e Vicente França
Trilha Sonora: André Travassos e Vicente França
Captação de som: André Travassos
Produção: Alessandra M. Soares e Renato Moura
Colaboração: Fábio Penido e Marcello Tostes
Agradecimentos: Ademir Matias (Tipografia Matias) e Randolfo (Star Vídeo-BH/Delta Vídeo e Vendas- Divinópolis)
Realização: Zeta Filmes
®Voltz – voltzdesign.com.br
indie 15 :: relato do processo 02
A Star Vídeo está na Praça José Cavallini há mais de 25 anos e é talvez uma das poucas existentes na grande BH. Possui um acervo de aproximadamente 12.000 DVDs e Blu-Ray. Sérgio Penido foi proprietário por 20 anos. Hoje arrendou e quem está à frente é Randolfo, que trabalhou em estúdio de cinema em NY, foi representante de filmes e também é dono de uma locadora em Divinópolis, a Delta Vídeo e Vendas, com um acervo de mais de 50.000 títulos.
Durante os dias em que ficamos imersos produzindo a animação, pudemos perceber como as pessoas que ali frequentam criam uma relação de proximidade com Randolfo e entre elas, ao trocar conversas, analisar e sugerir filmes, pedir informações, etc. Um trabalho de curadoria e de escolhas que estabelece um universo rico de trocas e de relacionamento social.
Outra relação que estabelecemos foi a de que os brancos e linguotes da tipografia se assemelham às fitas que estão nas prateleiras. Fizemos uma composição com as caixas de DVD, onde a assinatura da vinheta será uma animação em stop motion das fitas em movimento, que ao serem viradas do preto para suas lombadas, revelam o nome Indie, no meio desse universo.
indie 15 :: relato do processo 01
20ª edição do FUMEC FORMA MODA
20º Fumec Forma Moda from Voltz Design on Vimeo.
A Voltz é responsável pela produção executiva, direção artística, técnica e identidade visual da 15ª à 20º do FUMEC Forma Moda. O desfile, acontece em 2 grandes salões da Torre Alta Vila em BH, e contou com camarins e lounge. A concepção do projeto foi idealizada pelo coordenador do curso, professor Antônio Fernando Batista dos Santos.
A 20ª edição do FUMEC FORMA MODA, que já faz parte do calendário da moda de Belo Horizonte, foi realizada na Torre Alta Vila, apresentando os desfiles de 33 formandos do curso de Design de Moda da instituição. Além de enorme público, o evento contou com a presença de 50 profissionais da área, entre professores da Fumec, empresários, estilistas, blogueiras, stylings e designers, que fizeram parte da banca de avaliação.
Em um vídeo, apresentado a cada um dos quatro blocos de desfiles, ex-alunos, que já estão atuando profissionalmente com sucesso no mercado, prestaram depoimentos sobre a importância do curso em suas carreiras.
Uma exposição, localizada no hall do quarto andar da torre Alta Vila, apresentou uma retrospectiva de trabalhos de vários desses ex-alunos, que participaram de desfiles anteriores, com a apresentação de looks produzidos pelos mesmos.
Os alunos apresentaram trabalhos que são frutos de muitas experimentações em sala de aula e ateliers, de diferentes disciplinas, representação, criação, modelagem, ciência e tecnologia. O evento tornou-se um dos grandes acontecimentos de moda em Belo Horizonte e apresenta ao mercado os talentos formados na Universidade FUMEC.
FICHA TÉCNICA 2014
COORDENAÇÃO GERAL, PRODUÇÃO EXECUTIVA, DIREÇÃO ARTÍSTICA, IDENTIDADE VISUAL
Voltz Design
DIREÇÃO GERAL
Alessandra M. Soares
CONCEPÇÃO
Antônio Fernando Batista dos Santos
DIREÇÃO TÉCNICA
Cláudio Santos Rodrigues
DESIGNERS
André Travassos e Luís Matuto
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO
Renato Moura
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Salamandra Comunicação/Heloísa Aline
PRODUÇÃO TÉCNICA
Mayko Youssef
DIREÇÃO DE DESFILES
Rodrigo Cezário
COORDENAÇÃO DE CAMARIM
Alzira Calhau
BEAUTY
Cacá Zech
PROJETO ARQUITETÔNICO
Isabela Vecci
VIDEOCENOGRAFIA E AMBIENTAÇÃO SONORA MIR
AV Estúdio
SECRETÁRIA DO CURSO DE DESIGN
Marli Soares de Souza
Lorenzato Amadeo – Celebração do Cotidiano
Na exposição, estes objetos devem ser lidos como indispensáveis para a realização da obra de arte. No futuro museu do cotidiano – condição almejada pelo objeteiro/garimpeiro de Belo Horizonte para a preservação e divulgação da importante coleção de objetos sob sua guarda – esses mesmos instrumentos poderão dizer de como um homem simples, que resolveu ser pintor, construiu seus instrumentos com suas próprias mãos.
O catálogo deveria revelar o homem e o artista Lorenzato, com ênfase nos objetos que utilizava para realizar sua arte. Era preciso mostrar sua trajetória de vida, suas inspirações, seus objetos pessoais e daí suas esculturas e pinturas.
A capa do catálogo revela sua caixa de objetos e na 4ª capa mostramos a caixa vazia. Iniciamos o projeto gráfico com fotos pessoais, numa espécie de álbum de família, para daí mostrar os objetos. Tivemos o cuidado de diagramar os objetos (ferramentas, pentes, tocos de lápis…) de forma que pudessem ser vistos em conjunto e em sua individualidade, dando o devido destaque a eles. A próxima sequência mostrava os trabalhos em concretos pouco conhecidos em um fundo marrom e posteriormente organizamos as pinturas por temas.
CURADORIA, COLEÇÃO E ACERVO : Antônio Carlos Figueiredo
EXPOGRAFIA: Isabela Vecci
TEXTOS : Sérgio Maldonado, Thais Velloso Cougo e Antônio Carlos Figueiredo
PROJETO GRÁFICO e DIREÇÃO DAS FOTOS: Cláudio Santos Rodrigues
DESIGN: André Travassos e Cláudio Santos Rodrigues
FOTOS : Daniel Mansur
projetos editoriais 1
Abaixo um descritivo de 2 grandes projetos editoriais com projeto gráfico da Voltz.
1. O livro do diretor cinematográfico e artista audiovisual tailandês Apichatpong Weerasethakul. O livro pretende ser uma obra de referência, pois conta com toda sua obra lançado em português pela Coleção Oi Futuro de Arte e Tecnologia, com idealização e produção da produtora cultural mineira Zeta Filmes que fez parceria com a Editora Iluminuras. Dados técnicos: 19,5 x 25,5 cm | 232 páginas.
Mais informações no site da Editora Ilumiras >>
2. O segundo livro produzido foi o Museu Histórico Abílio Barreto. Em 2014 criamos a identidade visual da Exposição de longa duração, 3º Sinal: Belo Horizonte em Cena – A trajetória do Teatro em nossa cidade. E agora o livro registra a exposição e documenta a trajetória do Teatro em BH, nas palavras da das organizadoras Glória Reis e da Luana Maia Ferreira. Dados técnicos: 18,5 x 26 cm | 92 páginas.
ArcelorMittal – Ctrl Cultura e Esporte
A Voltz concebeu e desenvolveu para a Fundação ArcellorMittal, o sistema Ctrl Cultura e Esporte. O sistema foi criado para o gerenciamento de projetos culturais, numa estrutura de gavetas aonde o gestor tem a possibilidade de analisar os dados do projeto, assim como ter uma visualização geral dos investimentos e desembolsos.
Através de uma agenda ou lista e possível ter uma visão de todos os projetos assim como as pendências de cada um deles. Além de informações precisas é possível ter comentários em todas as etapas e acessar e dar downloads nos mais diversos documentos relacionados a cada etapa do projeto. Foram 6 meses de desenvolvimento, em parceria com a RDI – Digital Intelligence e a partir de um fluxograma original desenhado por Marcelo Santos, ex-gerente da Fundação.
Cadastro dos projetos e análise
Tudo começa quando um proponente acessa a página pública de criação de propostas e preenche o formulário com informações relevantes sobre o projeto e inclui também algumas mídias (fotos, vídeos, textos, áudios, etc.). Estas propostas são então analisadas pelo Gestor do sistema e encaminhado a um Comitê. Caso o projeto seja aprovado, após o período de negociação, um funcionário designado pela Fundação irá incluir os registros de evidência da execução de cada evento. O planejamento financeiro também é gerenciado pelo sistema.
Agenda
Assim que o usuário realiza login no sistema, ele é automaticamente redirecionado para a página de Agenda. Na agenda de eventos é possível extrair relatórios do sistema e consultar os eventos agendados. Existem 3 (três) modos de visualização: Lista, Mês e Semana.
Gestão dos projetos
A partir da Agenda ou da página de índice de projetos é possível navegar até um Projeto específico. Todo Projeto está dividido nas seguintes gavetas: Projeto, Informação, Midiateca, Processo, Recursos, Agenda, Registro de Evidências e Análise do Projeto.
As informações financeiras do Projeto, são visíveis desde a captação dos recursos das várias Unidades de Negócio da ArcelorMittal até o desembolso. As informações da Captação e do Desembolso são editáveis e podem causar pendências. Já o Resumo de desembolso é apenas uma tabela de valores calculados sintetizando os valores recebidos e gastos e indicando um saldo por Unidade de Negócio.




























































